sexta-feira, 8 de abril de 2011

4. Luz


Liberdade, libertei-me de um fantasma, esse não voltará a habitar o meu castelo. Tive força, tive engenho e tive arte para o colocar porta fora. Foram muitos anos a olhar com desconfiança, até com ansiedade para vê-lo chegar (eu sabia, eu sempre soube que ele lá estava, escondido e que um dia apareceria). Vi-o chegar envolto numa espessa nuvem de fumo. De fumo não, de nevoeiro, se bem que não me deu qualquer arrepio de frio. Não seria nevoeiro então, seria fumo e ele lá estava a não se deixar ver. Oh ânsia que me estás a barrar a profundidade do campo. Não notas que ele não pode ser visto de perto? Alguma vez alguém viu um fantasma perto dele que lhe pudesse tocar? Fecha o diafragma, enquadra-te, ele vai surgir nítido apesar do espesso véu. Afinal não é tão espesso assim, se o vais conseguir ver é porque é apenas uma diáfana cortina. Não o consigo descortinar ainda mas sei que ele chegou, sinto-lhe a energia. Levantei-me mas tentei não fazer barulho. Não vos queria estar a maçar com pormenores nem teorias mas vocês sabem que os fantasmas ouvem muito bem, não sabem? Então fui, pé ante pé, até à porta, não fiz o mínimo ruído. Se duas moscas nesse momento estivessem à conversa perceber-se-ia tudo quanto elas estivessem a dizer ou, por outras palavras, ouvir-se-ia uma agulha cair em chão de cinza e encarei-o. Olhamo-nos bem nos olhos. Quis falar-lhe mas ele colocou um dedo no nariz a pedir-me que me calasse, depois sorriu. Eu não consegui sorrir para o fantasma, acho, na verdade, que estava até com um pouco de medo. E assim, olhos nos olhos, fechei-lhe a porta do castelo. Acho que ele percebeu. Pela manhã, não havia nevoeiro. O Sol brilhava nas frinchas da minha janela.

Foto e texto do autor. Todos os direitos reservados.

10 comentários:

  1. Os nossos medos são seres brincalhões - na maior parte, só nossos, mesmo. São os únicos que sabem nos apontar os nossos maiores erros e medos, e os únicos a sumir como o vento. Mas como são nossos, às vezes nos deixam ver seus olhos - são quando os perdemos e eles saem a rir-se porque sabem que, pelo menos por um momento, tivemos medo.

    ResponderEliminar
  2. d'Alma há várias coisas que tu não entendes e que não serei a pessoa indicada para te explicar. Mas as coisas objectivas acredito que percebas. Eu só visitei o teu site 2 vezes. Uma para te deixar uma mensagem, outra para ver se a tinhas publicado. Entendes 1 + 1? É simples não é?

    ResponderEliminar
  3. Mirian, como me conheces há um bom par de anos sabes distinguir o que vem de dentro de mim de alma e coração e o que vem apenas da cabeça como objecto de ficção. Já escrevemos em conjunto LOL. Sim tenho medos, tenho fantasmas, mas quando pego nos lápis (nunca pego num só) para os descrever acabo por pintá-los aos sabor do instante. Não vou contra-analizar o teu comentário. Vou apenas saboreá-lo. beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada pelo seu comentário no "ematejoca azul". Também lhe agradeço a sua informação, de que o Nuno Gomes também foi operado ao menisco.
    Não sei quem é esse tal Nuno Gomes, enquanto que a Angela Merkel é a líder do partido União Democrata-Cristã (CDU) desde 2000, e, desde 2005 a Chanceler da Alemanha, país onde vivo.

    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  5. Claro que percebeu! Nem os fantasmas gostam de levar com a porta na cara... :)

    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  6. Não tenho tempo para fazer moderação de comentários mas tenho-o para apagar todos os comentários ignóbeis de gente sem educação ou escrúpulos. Fica avisado/a d'Alma.

    ResponderEliminar
  7. Emajoteca, o Nuno Gomes é um jogador de futebol, avançado de centro do meu clube que já me tem dados muitas alegrias. Angela Merkl, tanto quanto julgo saber, é a ponta de lança de um clube que joga contra o meu e que já me tem dado muitas tristezas. Eu depois explico melhor quando me tirarem o 13º mês. Entretanto vou seguindo os seus blogs porque gosto.

    ResponderEliminar
  8. E nessa busca pelo fantasma tiraste uma foto magnífica.

    ResponderEliminar
  9. Constantino, cheguei agora a casa muito cansada, mas sobre o 13º mês ainda temos muito que conversar!!!

    A propósito, o Numo Gomes, mesmo bonitinho,
    também já me deu alguns desgostos ao jogar contra o clube do meu coração.

    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  10. acho que todos nós temos os nossos fantasmas.

    tem um talento para escrever narrativade uma maneira peculiar e bonita.

    tambem gosto das fotos, sempre muito bonitas e inovadoras.

    obrigada!

    beij

    ResponderEliminar